A temporada de 2023 na Fórmula 1 foi marcada pela dominância de Max Verstappen e da RBR, com uma única exceção no pódio. Já em 2024, a categoria testemunhou um cenário completamente diferente, trazendo um recorde inusitado.
Com um equilíbrio inédito, a temporada de 2024 da Fórmula 1 viu sete vencedores diferentes conquistarem pelo menos duas vitórias ao longo do ano, saindo das melhores equipes do campeonato: McLaren, Ferrari, RBR e Mercedes.
Mesmo com a diversidade de vencedores, Max Verstappen garantiu seu tetracampeonato mundial com folga, graças a um início arrebatador seguido por um período de jejum de vitórias. No final, o holandês acumulou nove vitórias, seguido de perto por Lando Norris e Charles Leclerc com quatro e três vitórias, respectivamente.
Além disso, outros pilotos como Lewis Hamilton, George Russel, Carlos Sainz e Oscar Piastri também tiveram seu destaque, cada um com duas vitórias na temporada.
Por outro lado, Sérgio Pérez teve um desempenho desafiador na RBR, sem conquistar nenhuma vitória e enfrentando dificuldades em relação ao seu companheiro de equipe, levando a equipe austríaca a terminar em terceiro no campeonato de construtores.